9 de março de 2013

RECOMENDO : OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (STIERG LARSSON)

Mikael Blomkvist é um jornalista investigativo que acaba de ser condenado por difamação e, por isso, decide deixar a redação da revista Millennium.

Henrik Vanger é um empresário idoso assombrado há 40 anos pelo suposto assassino de sua sobrinha desaparecida.

Lisbeth Salander é uma investigadora informal que presta serviços para uma empresa de segurança e se destaca pela aparência incomum, comportamento antissocial e genialidade.

A vida destas três pessoas se encontra de uma forma inesperada, dando origem a uma das mais eletrizantes narrativas que já tive o prazer de ler. Recheado de personagens incríveis, com uma história intrigante e intrincada de pano de fundo e muita ação, o primeiro livro da trilogia Millennium me ganhou logo de cara.


Há 40 anos, enquanto as pessoas estavam ocupadas com um acidente em uma ponte, Harriet Vanger sumiu sem deixar rastros. Até aí mais um crime aparentemente comum. O problema é que estavam todos presos em uma ilha, nem um corpo apareceu e nem o assassino foi identificado. Mas Henrik nunca deixou essa história de lado.



E é aí que seu caminho cruza o de Mikael. Convidado a escrever uma “crônica familiar” sobre os Vanger, em poucos meses o jornalista se vê envolvido em histórias de uma família estranha, que em grande parte se odeia e que esconde muitos segredos.


Lisbeth, por sua vez, está ligada aos dois homens por conta de suas investigações. O que começa como um contrato de trabalho, segue adiante como curiosidade pessoal e, em pouco tempo, ela também não pode se afastar de toda a confusão.


Os personagens são complexos, dúbios, repletos de conflitos e profundidade. E me prendo aos três que mais aparecem porque, como o próprio Mikael diz, “há tantos Vanger que não consigo distinguir um do outro”.


Lisbeth é a protagonista mais badass que já conheci! Ela coloca todos os [muitos] personagens do livro no chinelo e se mostra muito mais forte que sua frágil aparência. E a trama construída é complexa, cheia de detalhes, mas MUITO bem explicada. O autor não deixa nem uma ponta solta e só nos faz querer ler mais!


Depois de ver o filme, saí do cinema pensando que era espetacular! E, no fundo, é mesmo… Só que ele não chega aos pés do livro. Sim, me tornei uma grande fã de Larsson e de Lisbeth Salander. Mais uma vez lamento minha incapacidade de mostrar pra vocês como é o livro, mas garanto que vale a pena.


*** Vale ressaltar que é uma leitura adulta, repleta de temas fortes, e não recomendado para menores de dezesseis anos.Fica aqui a dica para vocês comprarem o box Porque se vocês (como eu) amarem o primeiro,certamente iram querer ler os outros dois livros da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário